Na cerimônia de abertura, o embaixador da nação andino-amazônica, Mario López, destacou a importância deste fórum, que se concentra na promoção de novas tecnologias a partir do polo de conexão ideal da região, devido às suas capacidades logísticas e ao crescimento econômico sustentável.
Organizado pela Comissão Peruana para a Promoção de Exportações e Turismo (PromPerú), o evento reúne mais de 50 empresas do Panamá, Costa Rica, El Salvador, Guatemala e República Dominicana, além de associações empresariais e cerca de 20 empresas peruanas especializadas em soluções tecnológicas e serviços baseados em conhecimento.
Em declarações à Prensa Latina, o representante da PromPerú, David Edery, destacou o valor estratégico dos serviços exportáveis e das soluções tecnológicas especializadas de seu país em setores-chave para a transformação digital da região.
Edery afirmou que, em geral, o intercâmbio de mercadorias é generalizado, porém, é significativo que, somente na América Central, mais de 130 empresas do setor bancário e de outros setores estejam interessadas em digitalizar seus processos, razão pela qual contam com a expertise do Peru.
Além do fórum, a agenda de atividades incluiu reuniões de negócios, visitas empresariais e oportunidades de networking.
Essas atividades permitem que as empresas participantes estabeleçam vínculos estratégicos e explorem oportunidades concretas de colaboração comercial.
Este encontro faz parte de um roteiro promovido pela PromPerú para promover a internacionalização de serviços e seu ápice ocorrerá em novembro deste ano, em Lima.
Nesta edição da cúpula, compradores de mercados como México, Equador, Panamá, Estados Unidos, Espanha e Brasil visitarão o país sul-americano para conhecer o melhor da oferta nacional, sob a égide do setor.
mem/ga / fav