O programa, que se realizará no contexto do 65º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países, se estenderá até 16 de outubro e tem como objetivo arrecadar pelo menos 65 bilhões de dongs (cerca de dois milhões e meio de dólares).
Isso foi anunciado na cerimônia de lançamento por Nguyen Hai Anh, presidente a.i. da Sociedade da Cruz Vermelha do Vietnã, que lembrou que Cuba foi o primeiro país do hemisfério ocidental a reconhecer o Vietnã e que Fidel Castro foi o primeiro e único dignitário a visitar o Vietnã em meio à guerra de resistência contra os Estados Unidos.
Hai Anh enfatizou que a campanha, lançada no aniversário do líder histórico da Revolução Cubana, não é apenas de natureza humanitária, mas também envia uma mensagem poderosa à comunidade internacional: “O Vietnã sempre estará ao lado de Cuba, assim como Cuba está ao lado do Vietnã”.
Presente na cerimônia, o membro do Bureau Político, secretário do Comitê Central do Partido Comunista e presidente da Frente da Pátria do Vietnã, Do Van Chien, também destacou a transcendência dessa iniciativa, que reafirma o espírito de solidariedade especial, lealdade e laços estreitos entre as duas nações.
Com essa campanha, disse ele, estamos escrevendo uma nova página na história da amizade entre Cuba e Vietnã, dois países entre os quais existe uma relação exemplar, leal e excepcional há 65 anos.
Falando no evento, o embaixador cubano no Vietnã, Rogelio Polanco, disse que os laços especiais entre essas duas nações foram fundados por seus líderes Ho Chi Minh e Fidel Castro.
Quando Fidel pronunciou a frase bem lembrada de que “pelo Vietnã estamos prontos para dar até o nosso próprio sangue”, ele disse que já naquela época o Vietnã estava dando seu sangue por Cuba e por muitos outros povos do mundo. Por isso, nossa dívida infinita com a terra natal do Tio Ho, disse ele.
Polanco também reiterou sua gratidão pelo apoio solidário dado pelo Vietnã a Cuba contra o bloqueio econômico, financeiro e comercial dos Estados Unidos e por manter uma voz firme contra essa política hostil, que causa enormes danos ao povo cubano.
Na cerimônia, foi apresentado o documentário “Do coração do Vietnã – Com todo o amor por Cuba”, produzido pelo Comitê Central da Cruz Vermelha do Vietnã, e a Companhia Artística do Teatro Jovem apresentou “Vietnã – Cuba sempre juntos” e a emblemática “Guantanamera”.
Também hoje, em uma cerimônia simples realizada na sede da Embaixada de Cuba, funcionários da missão estatal e seus colaboradores comemoraram o 99º aniversário do nascimento do Comandante em Chefe Fidel Castro e deram início ao ano do centenário do líder histórico da Revolução.
oda/mpm/bm