Os participantes do Brasil, Colômbia, El Salvador, Chile e Equador esperam aprender durante as sessões do InteRussia sobre soluções para o uso de energia não só em megacidades, mas também em cidades de todo o mundo.
O engenheiro de minas equatoriano Mateo Montalvo conheceu a operação de uma estação de recarga para ônibus elétricos e visitou o Centro de Despacho Único da Empresa Estatal Unitária “Metrô de Moscou”, e disse à TVBrics que ficou impressionado com o alto nível de desenvolvimento do transporte elétrico em Moscou.
“Esta é a primeira vez que vejo um ônibus elétrico. Na minha opinião, é muito interessante. Isso, em essência, mudou minha ideia sobre a transição energética”, disse o engenheiro.
O visitante acredita que os ônibus elétricos não são apenas seguros para o meio ambiente, mas também confortáveis para os passageiros: uma solução moderna, confortável e ecologicamente correta.
Outro especialista, o engenheiro de processamento de dados salvadorenho William Alexander Henriquez, disse que a Rússia está cinco passos à frente de seu país e que, por isso, é muito útil aprender sobre a experiência russa no campo da energia, fontes renováveis e outros.
A InteRussia acontece de 28 de julho a 25 de agosto com um programa de estágio educacional para especialistas de países da América Latina e do Caribe, que este ano será realizado em São Petersburgo e Moscou.
Os organizadores são o Fundo de Apoio à Diplomacia Pública Gorchakov, a Universidade de Economia de São Petersburgo e a empresa Rossotrudnichestvo.
Os participantes dos estágios trabalham com o tema “O cenário energético em transformação”, estudando questões de segurança energética, o setor de petróleo e gás russo no contexto internacional, a estratégia de economia de baixo carbono e as perspectivas de cooperação com a América Latina.
O programa inclui visitas a instalações de infraestrutura de energia e reuniões com os principais especialistas do setor.
O ciclo de estágio “InteRussia” foi lançado em 2021 pelo Fundo Gorchakov. A missão do projeto é criar condições para um diálogo construtivo entre jovens especialistas da Rússia e de países estrangeiros.
mem/gfa/bm