Conduzido pelo jornalista e crítico Fernando Rodríguez, o evento propõe um diálogo com a escritora, artista visual e crítica de arte Yanetsy Ariste e o escritor Luis Enrique Rodríguez, diretor da Ediciones Loynaz, da província de Pinar del Río.
Ambos compartilharão detalhes sobre a fundação do Sistema de Edições Territoriais, há um quarto de século, por iniciativa do líder histórico da Revolução cubana.
O espaço disponibilizará ao público o livro Óleo sobre Rosas, de Ariste, premiado em 2024 com o Prêmio Chicuelo de conto infantil e publicado pela Ediciones Loynaz, entre outras publicações da editora.
A exposição Huésped del Mundo, também de Ariste, é outra das propostas reservadas para a ocasião.
Trata-se de uma coleção de ilustrações em pequeno formato surgida do jogo espontâneo entre a monotipia e o desenho a linhas.
Segundo a artista, que também é vice-presidente da Associação Hermanos Saíz (AHS) em Pinar del Río, “cada peça tem apenas traços essenciais e oscila entre a figuração e a abstração, evocando seres liminares: criaturas que poderiam ser animais, espectros ou vestígios de uma paisagem onírica”.
O elogio oportuno, também dedicado ao 35º aniversário do Centro Cultural Hermanos Loynaz, propõe homenagear escritores, livros, fatos históricos e instituições que chegam ao aniversário completo.
O nome vem do aforismo de Martí “o elogio oportuno fomenta o mérito; e a falta do elogio oportuno o desanima”, que aparece nas páginas do jornal Patria, em abril de 1892.
O espaço é patrocinado pela Livraria Fayad Jamís, pelo Clube Martiano Roberto Fernández Retamar e pelas Seções de Cultura e Ciências Sociais da Sociedade Econômica dos Amigos do País.
mem/amr