O período de maior intensidade se espera entre as 18:00 hora local do dia 4 e as 5:00 hora local do dia 5, com acumulações de até 200 milímetros em seis horas em algumas áreas. Acumulações significativas são esperadas em distritos como Fangshan, Mentougou, Shijingshan, Huairou e Changping, alguns dos quais ainda estão lidando com o desastre causado pelo período chuvoso de duas semanas atrás, que deixou 44 pessoas mortas em Beijing.
As autoridades locais pediram que as pessoas ficassem longe dos cursos d’água e tivessem extrema cautela.
Zhang Linna, meteorologista-chefe do observatório, explicou que o sistema meteorológico se deve à interação entre uma calha alta e a crista subtropical no Pacífico.
As chuvas afetarão principalmente o oeste, o norte e as áreas montanhosas de Beijing, com chuvas de trovoadas localizadas.
As autoridades chinesas informaram na semana passada que 44 pessoas morreram na capital após as fortes chuvas registradas entre 23 e 29 de julho, 31 delas no centro de atendimento a idosos Taishi Tun Town, no distrito de Miyun.
Além disso, o desastre das enchentes afetou mais de 300.000 pessoas e causou danos a 24.000 casas, bem como danos a trechos de estradas e infraestrutura de comunicações.
O governo alocou, nesta semana, 350 milhões de yuans (cerca de US$ 48,94 milhões) em fundos de ajuda para as áreas afetadas pelas chuvas em nove regiões do país, incluindo Beijing.
mem/idm/bm