Em comunicado, o governo indiano garantiu que tomará todas as medidas necessárias para garantir o interesse nacional nas negociações em andamento para um acordo comercial com os Estados Unidos, cujo prazo para assinatura dos acordos, segundo a imprensa indiana, é esta quinta-feira.
Nova Déli indicou que tomou nota das declarações de Trump sobre o comércio bilateral e especificou que vem negociando com Washington nos últimos dias para concluir um acordo comercial bilateral justo, equilibrado e mutuamente benéfico.
Nesse sentido, continuamos comprometidos com esse objetivo, garantiram autoridades indianas.
Eles também enfatizaram que atribuem extrema importância à proteção e promoção do bem-estar de agricultores, empresários e pequenas e médias empresas no país do sul da Ásia.
O governo tomará todas as medidas necessárias para salvaguardar nossos interesses nacionais, como já fez com outros acordos comerciais, incluindo o recente Acordo Econômico e Comercial Global com o Reino Unido, afirmou.
O presidente dos EUA anunciou na véspera que, a partir de amanhã, a Índia será penalizada com uma tarifa de 25%, além de sanções para a compra de equipamentos militares e energia da Rússia.
A Índia também enfrenta a ameaça de tarifas de 25% sobre suas importações de aço e alumínio dos Estados Unidos e de 26% sobre seus outros produtos.
npg/lrd / fav