Oficinas, apresentações musicais e conferências por meio de um programa destinado a destacar o papel da mulher afrodescendente estão agendadas a partir da última sexta-feira na cidade de Matanzas.
De acordo com a coordenadora do encontro, Annia Arbolaez, o desenrolar das duas primeiras datas do concurso evidenciou o enraizamento da rumba em uma terra rica em tradição e na qual a população é participante fundamental.
Priorizar o papel das mulheres nas expressões artísticas autóctones com o objetivo de recuperar tradições perdidas torna-se um objetivo do Rumba King, evento patrocinado pelo projeto sociocultural Por Amor A Mi Raíz, disse ela.
Arbolaez destacou que o domingo será o encerramento do Festival com atividades muito esperadas, entre elas a realização de um desfile liderado pelo grupo Tambores de Bejucal, que acontecerá no centro da cidade de Matanzas.
Artistas como a cantora e compositora cubana Osdalgia Lesmes e os grupos Muñequitos de Matanzas e RumbaLay já encantaram com sua arte, enquanto Rumbatá e AfroCuba farão neste domingo um encerramento de luxo do Festival ao se apresentarem no estacionamento do Centro Cultural Entre Puentes, na cidade de Matanzas.
oda/ads/mb