“Felicito todos os marinheiros militares russos pelo Dia da Marinha. Hoje prestamos homenagem a todas as gerações de marinheiros e oficiais fiéis ao seu dever e à sua pátria”, disse Putin em sua mensagem.
“Hoje homenageamos todos aqueles que, em diferentes anos e épocas, criaram a glória e o poder da Marinha russa, aqueles que, com seu trabalho abnegado e brilhantes realizações científicas, consolidaram a Rússia como uma grande potência naval”, destacou o presidente.
Putin observou que, desde a época de Pedro, o Grande, a Frota continua sendo o patrimônio e o orgulho da Rússia, e lembrou que os marinheiros e oficiais navais russos gozam de grande estima e respeito no país.
Ele também ressaltou que a Marinha russa desempenha um papel fundamental na segurança do país e é capaz de cumprir qualquer tipo de tarefa que lhe seja atribuída.
“A Marinha russa desempenha um papel fundamental na defesa e segurança da Rússia, na defesa de seus interesses legítimos nos mares e oceanos do mundo. Além disso, é capaz de cumprir com eficácia qualquer conjunto de tarefas atribuídas”.
“O componente naval da tríade nuclear da Rússia também está ganhando força”, disse Putin, lembrando que o núcleo desse componente naval são os submarinos estratégicos de propulsão nuclear russos.
O presidente também observou que o componente naval da tríade nuclear da Rússia está ganhando força. O líder russo comentou que a nova estratégia de desenvolvimento da Marinha russa até 2050 mostra que a Rússia está segura de suas forças.
“A nova estratégia de desenvolvimento da Marinha russa aprovada para um período tão longo, até 2050, mostra que a Rússia está segura de suas forças e capacidades”, disse ele.
Putin agradeceu ao pessoal da Marinha russa pelo cumprimento “irrepreensível” das tarefas atribuídas.
“Agradeço ao pessoal da Marinha pelo cumprimento irrepreensível das tarefas atribuídas. Desejo-lhes sucesso em todas as suas missões em prol da Rússia”, disse Putin em sua mensagem de vídeo.
O Dia da Marinha é um feriado oficial na Federação Russa, comemorado anualmente no último domingo de julho.
mem/gfa/mb