O Ministério Militar da Geórgia especificou que os exercícios da OTAN continuarão até 6 de agosto e que a Geórgia os sediará pela décima segunda vez.
Os exercícios foram oficialmente inaugurados no Centro Conjunto de Treinamento e Avaliação OTAN-Geórgia (JTEC) em Krtsanisi, de acordo com o comunicado da agência militar.
A cerimônia contou com a presença de representantes das Forças de Defesa da Geórgia, adidos militares credenciados no país, representantes do Gabinete de Ligação da OTAN, do Grupo OTAN-Geórgia (SNGP), do Serviço de Cooperação em Defesa da Embaixada dos EUA e da Missão de Observação da União Europeia.
De acordo com o Ministério da Defesa, os exercícios estão sendo realizados em dois países da região: Geórgia e Turquia, para fortalecer a cooperação regional.
A fase turca começou em 21 de julho, com a participação de tropas da Alemanha, Bulgária, Eslováquia, Estados Unidos, Itália, Geórgia, Grécia, Lituânia, Moldávia, Polônia, Romênia e Ucrânia, enquanto Armênia e Japão enviaram observadores.
Os principais componentes do exercício serão a unidade de comando e estado-maior, o comboio tático georgiano-americano na rota Senaki-Vaziani, treinamento combinado de tiro real, operações conjuntas de forças especiais e a avaliação do Centro de Treinamento de Combate da Geórgia.
O exercício está sendo coliderado pelo Comandante das Forças de Defesa Ocidentais da Geórgia, Koba Grigolia, e pelo Representante da Guarda Nacional da Geórgia, William Cox.
lam/gfa/glmv