Domingo, Julho 27, 2025
NOTÍCIA

A Venezuela pronta para as eleições nas seções eleitorais

Caracas, 25 de julho (Prensa Latina) O vice-presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, Carlos Quintero, anunciou hoje que 99,02 porcento das seções eleitorais nos mais de 15 mil centros de votação habilitados para as eleições municipais foram instaladas.

Em entrevista por telefone à Venezolana de Televisión, o diretor executivo do CNE informou que essas seções contarão com 90 mil pessoas treinadas para assumir a responsabilidade em 27 de julho e que estarão 100 porcento prontas nas próximas horas.

Quintero também informou que o calendário eleitoral até esta sexta-feira estava 89% concluído, enquanto todas as 335 juntas municipais estavam operacionais em todo o país.

“Estamos prontos para esta grande e inédita celebração eleitoral”, enfatizou, anunciando que, pela primeira vez, serão realizados dois processos eleitorais no mesmo dia, para eleger 335 prefeitos e 2 mil 471 vereadores, além da votação dos jovens em 5 mil 336 projetos na Consulta Popular Nacional.

Ele afirmou que esses projetos refletem as verdadeiras necessidades e prioridades do povo, expressas de forma direta e democrática.

O reitor-chefe afirmou que “a mesa está posta para sair e votar no domingo, das 6h às 18h, horário local”.

Nesse sentido, convocou todos os eleitores e jovens a irem às urnas no domingo com o objetivo de consolidar este objetivo eleitoral e “participar com consciência para fazer história pela paz e pela Venezuela”.

Ele elogiou o fato de que, 48 horas antes das eleições, a 33ª nos últimos 26 anos, o calendário “está avançando de forma firme, consistente e organizada”, o que se consegue com um amplo nível de esclarecimento e coordenação, no qual todos os elementos e entidades participantes estão integrados, observou.

Quintero observou que as eleições serão realizadas no domingo, 3 de agosto, para eleger os 69 vereadores que representam os povos indígenas no mesmo número de municípios.

Ele enfatizou que 53 organizações políticas nacionais e regionais, representando os povos indígenas, estão participando dessas eleições.

Nesse sentido, destacou o processo de indicação, que, em sua opinião, “demonstra a confiança das organizações políticas e dos eleitores indicados”. O número total de eleitores foi de 148 mil 554, com 15 mil 791 candidatos, superando as eleições municipais de 2021.

Os 21 milhões 524 mil 128 eleitores participarão dessas eleições. Haverá também um cadastro aberto para jovens maiores de 15 anos, que poderão participar no domingo, além de uma infraestrutura de 15 mil 731 locais de votação para ambos os processos.

Nesta sexta-feira, as autoridades do Poder Eleitoral da Venezuela devem receber os mais de 1.400 observadores nacionais e internacionais que participarão das eleições.

lam/jcd/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa