Um comunicado do Ministério da Fazenda e Crédito Público detalha que a ação, que faz parte de uma investigação financeira, foi realizada por meio da Procuradoria-Geral da Fazenda, da Unidade de Inteligência Financeira (UIF) e da Comissão Nacional de Bancos e Valores Mobiliários.
“Como parte das ações em andamento para combater operações com recursos ilícitos, lavagem de dinheiro, corrupção e outros crimes financeiros, a UIF decidiu congelar os ativos de pessoas físicas e jurídicas, dada a presunção de conduta ilícita”, afirma.
Ao mesmo tempo, acrescenta o texto, o Ministério do Interior suspendeu as atividades de outras empresas que realizavam jogos de azar e apostas, também vinculadas a familiares do ex-Secretário de Segurança Pública de Tabasco.
Esclarece que essas medidas decorrem de uma análise de transações financeiras incomuns, transferências bancárias atípicas e possíveis vínculos com esquemas de fraude fiscal.
O governo reiterou seu “compromisso com o combate à corrupção, com a transparência e a impunidade zero, bem como com a prestação de contas ao povo mexicano”.
Em 16 de julho, o Gabinete de Segurança do Governo confirmou a busca por Bermúdez, que está vinculado ao grupo criminoso La Barredora e possui um alerta vermelho emitido pela Interpol.
lam/las/glmv