“Que o mundo celebre o #DiaDaMulherAfrodescendente. Mais do que celebrar, precisamos de ações para garantir seu progresso, seus direitos e muito mais. Por tudo o que o colonialismo e o neocolonialismo lhes negaram, em #Cuba temos o Programa Nacional para o Avanço da Mulher”, afirmou o presidente nas redes sociais.
25 de julho é o Dia Internacional da Mulher Afrodescendente, instituído em 1992 durante o primeiro Encontro de Mulheres Afro-Latinas, Afro-Caribenhas e da Diáspora, em Santo Domingo, República Dominicana.
O objetivo da data é denunciar a situação social de racismo, sexismo e discriminação enfrentada pelas mulheres afrodescendentes no continente.
Também clama pelo reconhecimento e visibilidade das lutas pelos direitos humanos, pelos direitos das mulheres e pela construção democrática dos países do continente.
Em 2021, Cuba aprovou o Programa de Avanço das Mulheres, que prioriza o empoderamento econômico das mulheres, a educação, o acesso à tomada de decisões e a saúde sexual e reprodutiva.
lam/mks/glmv