As principais operadoras de viagens com sede nessa ilha valorizaram a possibilidade de que essa informação estimule visitas profissionais de todo o mundo.
Cuba sediará em 2026 o primeiro campeonato mundial de mulheres bartenders, endossado pela International Bartenders Association (IBA), anunciaram os organizadores na quinta-feira.
Portanto, o Queens of Bartending: The Global Female Championship desperta uma atração muito especial, comentaram.
O presidente da Associação Cubana de Bartenders (ACC), Eddis Naranjo, disse que a competição será realizada de 7 a 10 de março do próximo ano, precisamente no Meliá Cohiba.
Para isso, uma convocação está sendo feita aos 67 países membros da IBA, com o objetivo de chegar a uma seleção final de 30 participantes.
Eles explicaram que a escolha do local se deve à experiência dos profissionais cubanos nesse setor e à organização de vários eventos desse tipo, incluindo a Copa do Mundo da IBA, que foi realizada em Havana em 2022.
Até o momento, a IBA organiza apenas o Campeonato Mundial de Bartenders, que é realizado todos os anos em um local diferente, e agora, em coordenação com a ACC, está procurando adicionar essa importante competição.
Outro dos elementos que definiram a escolha de Cuba está na antiguidade de seu Clube de Bartenders, criado em 1924, com continuidade desde 1998 por meio do ACC.
É, portanto, a rainha do Bartending: The Global Female Championship, um evento que tanto os organizadores internacionais quanto os locais consideram sem precedentes.
Como era de se esperar, um evento desse nível provavelmente atrairá a atenção de viajantes profissionais, tanto do setor de hospitalidade, gastronomia, bebidas e destilados, quanto de outros segmentos relacionados.
mem/rfc/bm