O titular da pasta de Estado, Mohamed Idris, falando na Conferência Nacional de Paz celebrada no dia anterior, disse que desde as reformas políticas o governo seguiu um roteiro orientado a construir consenso em temas chave.
Idris destacou a colaboração ativa com várias partes interessadas para implementar iniciativas de construção da paz, com os partidos políticos sendo parceiros vitais. Ele mencionou a harmonia em várias regiões estabelecida por meio do diálogo e de estratégias eficazes de aplicação da lei.
Por sua vez, o presidente do Conselho Conjunto dos Partidos Políticos da Etiópia, Solomon Ayele, reafirmou o compromisso de fortalecer os sistemas democráticos e consolidar a paz.
Ayele considerou que os partidos políticos devem assumir a liderança na promoção de uma cultura democrática baseada no estado de direito e no poder das ideias.
“A paz é a base para a segurança dos indivíduos, das comunidades e da nação como um todo. Uma nação pacífica é uma nação estável, e instituições democráticas estáveis são essenciais para a estabilidade política e a construção do Estado”, disse ele.
Ele também destacou a importância de um processo eleitoral livre, justo e democrático como um pré-requisito para o desenvolvimento sustentável.
Observou que as reformas recentes abriram oportunidades valiosas para a colaboração entre os partidos políticos em questões nacionais. Esse espírito de cooperação fortaleceu o papel do Conselho no avanço das instituições democráticas da Etiópia, uma estratégia que será ampliada, acrescentou.
Enfatizou o papel crucial dos grupos políticos na prevenção de conflitos e na promoção de um ambiente inclusivo e pacífico, que é a espinha dorsal de uma democracia resiliente.
A Conferência Nacional de Paz foi realizada sob o tema “O papel dos partidos políticos na construção da paz” e reuniu altos funcionários do governo, incluindo o vice-primeiro-ministro Temesgen Tiruneh, e líderes partidários de várias tendências democráticas.
npg/nmr/bm