Segundo um comunicado do Ministério da Saúde (Minsa), este tipo de medicamento está formulado para oferecer maior proteção contra as cepas que circulam atualmente no istmo.
A coordenadora do Programa Ampliado de Imunização (PAI), Itzel de Hewitt, informou que essa nova vacina será destinada principalmente a crianças com menos de um ano de idade, mulheres grávidas e adultos com mais de 60 anos de idade, que poderão ter acesso à imunização gratuitamente nos centros de saúde do Minsa e nas policlínicas do Fundo de Seguridade Social (CSS).
“Fazemos um apelo especial às pessoas com mais de 60 anos de idade para que tomem essa vacina, que também pode ser aplicada junto com a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), que lançamos recentemente”, disse ela.
Essas vacinas foram compradas por meio do Fundo Rotativo da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), um mecanismo usado por vários países da região para facilitar o acesso a produtos biológicos atualizados.
De acordo com o último relatório do Departamento de Epidemiologia do Minsa, na semana 27, foram registrados 1.609 novos casos de Covid-19 e 19 mortes, o que reforça a necessidade de manter a estratégia de vacinação ativa, especialmente nos grupos mais vulneráveis.
mem/ga/bm