Terça-feira, Julho 29, 2025
NOTÍCIA

Ciência e cinema se unem em nova série documental em Cuba

Havana, 22 de julho (Prensa Latina) Importantes figuras do esporte, da cultura e da academia cubanas estrelam "Ruta ADN Cuba", do renomado diretor Alejandro Gil, que estreia nesta quinta-feira no cinema Charles Chaplin, na capital.

Patrocinada pelo Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (ICAIC), “Ruta ADN Cuba” é uma série de seis documentários de longa-metragem que exploram a identidade cultural, racial e ancestral do povo cubano.

“Foi uma aventura difícil, uma tremenda alegria artística”, confessou Gil em entrevista coletiva, buscando uma síntese científica e acadêmica que realmente pudesse envolver o espectador de hoje.

Cada episódio de uma hora de duração foca em uma figura emblemática da ilha caribenha: Silvio Rodríguez (cantor e compositor), Mireya Luis (jogadora de vôlei), Osvaldo Doimeadiós (ator), Zuleica Romay (pesquisadora), Roberto Diago (artista visual) e Nelson Aboy (antropólogo).

Há, por exemplo, um componente ameríndio significativo no meu lado materno, o que foi uma descoberta para todos, revelou Doimeadiós na coletiva de imprensa, comentando suas experiências de participação.

Esta produção foi desenvolvida com base em pesquisas realizadas entre 2011 e 2024 pela Dra. Beatriz Marcheco, diretora do Centro Nacional de Genética Médica de Cuba.

A cientista se torna o fio condutor ao longo dos episódios e, em uma reviravolta pouco conhecida nesse tipo de projeto, ela apresenta, entrevista e enfrenta espontaneamente os rigores do jornalismo. Gil explicou que a Dra. Marcheco era comunicativa e comunicativa, e expressou sua gratidão por isso, pois, segundo a diretora, era impossível que outra pessoa além dela participasse da história.

A estreia da série documental e do primeiro episódio acontecerá no dia 24 de julho, às 17h, horário local, no Cinema Charles Chaplin.

rgh/mml/vnl/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa