Terça-feira, Julho 29, 2025
NOTÍCIA

Haitianos residentes nos EUA com vínculos com gangues serão deportado

Porto Príncipe, 22 de julho (Prensa Latina) Cidadãos haitianos residentes nos Estados Unidos com vínculos com a organização terrorista Viv Ansanm serão deportados do norte do país, informou a imprensa local hoje.

Os Estados Unidos não permitirão que indivíduos desfrutem dos benefícios da legalidade enquanto facilitam as ações de grupos violentos, enfatiza o jornal Le Nouvelliste, citando fontes do Departamento de Estado.

As atividades desses indivíduos podem ter sérias consequências negativas para a política externa de Washington.

Com esta decisão, o Departamento de Segurança Interna pode iniciar um processo de deportação contra esses indivíduos, de acordo com a Seção 237(a)(4)(C) da Lei de Imigração e Nacionalidade.

O jornal lembra que, em 3 de maio, o Subsecretário de Estado Christopher Landau revelou que o Departamento de Justiça dos EUA anunciaria em breve suas investigações sobre as atividades de grupos criminosos no Haiti.

O Departamento de Estado classificou as gangues que desestabilizam o Haiti como organizações terroristas estrangeiras.

Washington agora pode impor sanções criminais e de outra natureza contra indivíduos residentes nos Estados Unidos que forneçam apoio material, incluindo apoio financeiro e armamentista, a esses grupos criminosos.

rgh/joe/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa