O Vice-Reitor Geral da instituição, Dr. Alejandro Valdés, afirmou que a formação de especialistas de alto nível fortalece a formação profissional contínua da universidade, bem como o desenvolvimento da saúde pública em Ciego de Ávila, em consonância com as necessidades da população.
Ele observou que esta cerimônia é dedicada ao 26 de julho, Dia Nacional da Rebelião, e presta homenagem póstuma ao Dr. Rogelio Sánchez Mayola, um ilustre médico de Ciego de Ávila e uma joia da pedagogia na província.
Os novos especialistas são das áreas de Terapia Intensiva Pediátrica e Medicina de Emergência, Medicina de Família, Coloproctologia, Cardiologia, Anestesia e Ressuscitação, Oftalmologia, Terapia Intensiva e Enfermagem de Emergência, Fisiologia Normal e Patológica e Dermatologia.
Da mesma forma, as especialidades de Nefrologia, Medicina Legal, Clínica Médica e Angiologia e Cirurgia Vascular alcançaram a categoria de Excelência, enquanto Ginecologia e Obstetrícia obtiveram o título de Certificado, após análise criteriosa do Conselho Nacional de Acreditação.
Para o próximo ano letivo, Valdés afirmou que planejam abrir uma nova faculdade de medicina e submeter o programa de doutorado à Comissão Nacional de Graus Científicos.
rgh/nmt/glmv