Domingo, Julho 27, 2025
NOTÍCIA

Amigos solidários com Cuba comemoram o Dia da Rebeldia Nacional

Havana, 22 jul (Prensa Latina) Amigos solidários com Cuba, de 20 países, unem-se hoje às atividades do Dia da Rebeldia Nacional, que será celebrado na província central de Ciego de Ávila, em 26 de julho.

Este evento comemora o assalto ao Quartel Moncada, em Santiago de Cuba, e ao Quartel Carlos Manuel de Céspedes, em Bayamo, que sob a liderança do líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, iniciou a campanha de libertação que culminou em 1959 com o triunfo das forças rebeldes.

De acordo com o Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), o grupo de ativistas é formado por 370 amigos da ilha e oito projetos de solidariedade estarão representados, como as brigadas “Venceremos” dos EUA, a europeia José Martí e as brigadas da América Latina e do Caribe, além de uma caravana internacionalista brasileira.

A primeira vice-presidente do ICAP, Noemí Rabaza, explicou que também participarão membros da Fundação Inter-religiosa para a Organização Comunitária (IFCO) – Pastores pela Paz, a Associação Cultural José Martí, a organização Amigos de Sortu-País Basco e o programa Com Amor por Cuba, de graduados etíopes em solo cubano.

Rabaza destacou “a resposta do movimento internacional de solidariedade com Cuba, que conta com mais de 1.700 organizações em 153 países, que rejeitam o assédio do governo dos EUA à ilha e admiram a resistência popular em defesa da soberania”, segundo a Agência Cubana de Notícias.

Ele também se referiu aos desafios e pressões enfrentados pelos ativistas e agradeceu pelo trabalho de solidariedade que realizam em seus países, seja com ajuda política ou material e econômica.

mem/mks/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa