Quarta-feira, Julho 30, 2025
NOTÍCIA

Tráfego de passageiros e cargas pelo aeroporto panamenho se destaca

Cidade do Panamá, 20 de julho (Prensa Latina) O Aeroporto Internacional de Tocumen, no Panamá, destaca-se hoje como o aeroporto com maior tráfego de passageiros e cargas da região, segundo um comunicado à imprensa.

De acordo com um relatório da instituição, 10 milhões 041 mil 207 passageiros foram atendidos durante o primeiro semestre deste ano, um aumento de 7 porcento em relação ao mesmo período de 2024.

Este desempenho reafirma o papel de Tocumen como o principal hub de conectividade aérea na América Latina e no Caribe, acrescenta o estudo.

De acordo com as autoridades aeroportuárias, este aeroporto poderá fechar 2025 com mais de 20 milhões de passageiros, superando os 19,2 milhões atendidos no ano anterior, o que também reafirma seu papel como um ponto estratégico para turismo, comércio e trânsito internacional na América Latina.

A Vice-Presidência de Planejamento e Estratégia de Tocumen também especificou que, somente em junho, foram transportados 1 milhão 726 mil 667 passageiros, dos quais 72% fizeram conexões.

A média diária atingiu 57 mil passageiros, com picos de atividade às sextas, domingos e segundas-feiras, indicou o documento.

Atualmente, 15 companhias aéreas de passageiros e 15 de carga operam em Tocumen, conectando-se diretamente a 90 destinos na América do Sul, América Central, América do Norte, Caribe e Europa.

Os principais mercados internacionais de passageiros de e para Tocumen incluem Bogotá, Colômbia; San José, Costa Rica; e Miami, Estados Unidos, nessa ordem.

Medelin, Colômbia; e Punta Cana, República Dominicana também se destacam.

Em relação ao transporte de carga, houve um aumento de 15% de janeiro a junho deste ano, transportando um total de 117 mil 587 toneladas métricas.

O gerente geral do Aeroporto Internacional de Tocumen, José Ruiz, elogiou a importância desses indicadores, reflexo da solidez do modelo de conectividade aérea oferecido pelo Panamá.

oda/ga/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa