Coproduzido com a Argentina e a França, o filme ganhou o Prêmio Lucía de Melhor Obra de Ficção no 19º Festival Internacional de Cinema Pobre de Gibara há alguns meses e, no ano passado, ganhou o prêmio de Melhor Primeiro Filme no Festival Internacional de Cinema de Guadalajara (FICG).
Ambientado na década de 1980, o filme conta a história de Vilma, uma jovem enfermeira de uma cidade rural na província de Villa Clara que está determinada a escapar de sua situação precária.
Casada com um homem que está convalescendo de uma lesão no braço, ela tenta fotografar na tentativa de encontrar uma saída para si mesma e para seu futuro bebê.
Um evento atmosférico arrasta Vilma (às vezes transformada em uma Dorothy do subdesenvolvimento) para um lugar estranho onde seus sonhos parecem estar ao alcance.
O elenco inclui a atriz Andrea Doimeadiós, que interpreta a personagem Vilma, e o restante do elenco inclui Reinier Díaz Vega, Armando Miguel Gómez, Osvaldo Doimeadiós, Mario Guerra, Emán Xor Oña, Maikel Amelia Reyes e Lola Amores.
Com “Fenómenos naturales”, Díaz expande o universo delineado em seu curta-metragem homônimo, que estreou em 2016 durante a Muestra Joven del Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos (Icaic).
O filme é produzido pela Marinca Filmes, Gema Films e Petit Film, com a participação da Vedado Films e da Cinevinay como produtores associados.
npg/mml/bm