No contexto das negociações entre o governo congolês e os rebeldes da Aliança do Rio Congo – Movimento 23 de Março (AFC/M23), o representante da mediação do Catar conversou no dia anterior com seus homólogos da RDC, Jacquemain Shabani Lukoo, e de Ruanda, Vincent Biruta.
De acordo com a Radio Okapi, durante a reunião em Doha, eles discutiram várias questões de interesse mútuo e examinaram maneiras de fortalecer a cooperação e melhorar os mecanismos de trabalho conjunto.
A presença dos ministros na capital do Catar ocorre após as negociações de paz em andamento entre Kinshasa e a AFC/M23, com o apoio da União Africana, para tentar pôr fim ao conflito que afeta principalmente a região leste do Congo.
Após a assinatura de um acordo com Ruanda nos Estados Unidos em 27 de junho, as conversações com os rebeldes estão no centro do processo, com o AFC/M23 controlando várias cidades e comunidades do país.
As negociações em andamento reúnem uma delegação congolesa liderada pelo Alto Representante do Chefe de Estado, Sumbu Sita Mambu, e uma delegação da AFC/M23 liderada por Benjamin Bonimpa.
Apesar das expectativas de um possível acordo, as partes mantiveram movimentos no terreno e denunciaram ataques às suas posições.
mem/kmg/bm