A queda geral no apoio a Trump se deve principalmente ao declínio entre democratas e independentes. No final de janeiro, o índice de aprovação do presidente entre os democratas era de 12%, mas agora está em apenas 3%. Uma mudança semelhante é observada entre os independentes: 41% apoiaram o presidente imediatamente após sua posse em janeiro, em comparação com 29% agora.
No entanto, os republicanos permanecem praticamente inalterados em seu apoio a Trump, que contava com 94% de apoio ao seu governo ao assumir o cargo, dois pontos percentuais acima dos atuais 92%. Dados divulgados no dia anterior pelo Departamento de Estatísticas do Trabalho dos EUA mostraram que a inflação nos Estados Unidos subiu menos do que o esperado, embora, ao contrário dos meses anteriores, as novas estatísticas indiquem que algumas empresas estão começando a repassar aos consumidores os custos associados às tarifas impostas por Trump em sua guerra comercial.
Com um aumento geral de preços de 2,7% em junho em comparação com o ano anterior, eletrodomésticos tiveram seu maior aumento em quase cinco anos, brinquedos aumentaram no ritmo mais rápido desde o início de 2021, enquanto móveis e equipamentos esportivos tiveram seu maior aumento desde 2022.
Excluindo automóveis, estima-se que os preços de produtos básicos tenham subido 0,55% em junho, o maior aumento mensal desde novembro de 2021, o que, segundo especialistas, demonstra que as tarifas já estão começando a ser sentidas.
oda/dfm/glmv