Quarta-feira, Julho 16, 2025
Edição Portugues
Search
Close this search box.
NOTÍCIA

Crítica de arte Carina Pino convidada para Jubileu das Letras Cubana

Havana, 15 jul (Prensa Latina) O Jubileu das Letras Cubanas, que se realiza na Livraria Fayad Jamís, no centro histórico de Havana, tem o prazer de receber amanhã a crítica de arte, editora e professora cubana Carina Pino Santos.

No evento, apresentado pelo jornalista e crítico Fernando Rodríguez, o público conhecerá o trabalho da convidada e o título Arte y libros: dos universos y una Isla (Arte e livros: dois universos e uma ilha) será promovido em formato digital. Publicado pela Editorial Letras Cubanas, o livro foi reconhecido como um dos três melhores livros de arte publicados em Cuba em 2024, de acordo com a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA).

Doutora em Ciências da Arte, Carina Pino Santos (Havana, 1959) é dona de um corpo de pesquisa e trabalho crítico que inclui textos como Fin de milenio. Nuevos artistas cubanos (2001), Nuevo milenio. Artistas cubanos contemporáneos (2006) e Arte visto en Cuba. Un viaje por la creación visual contemporánea (2025).

Trabalhou como jornalista cultural e crítico de arte em periódicos e publicações digitais. Também realizou colunas especializadas em artes visuais e trabalhou como professora universitária de história da arte.

Também trabalhou como editora no departamento editorial de arte da Letras Cubanas e na revista Artecubano do Consejo Nacional de las Artes Plásticas.

Entre outros prêmios, recebeu o Prêmio Nacional Guy Pérez Cisneros 2022 de Crítica de Arte, na categoria Crítica, e é membro da União de Escritores e Artistas de Cuba (Uneac) e da Associação Internacional de Críticos de Arte.

De acordo com uma nota do Instituto Cubano do Livro, o espaço mensal, criado em setembro de 2022 e patrocinado pela editora Letras Cubanas, tem como objetivo celebrar os aniversários dos autores que prestigiam essa marca editorial.

Desde então, honrou as carreiras de outros escritores valiosos, como Roberto Méndez, María Elena Llana, Eduardo del Llano, Francisca López Civeira, Basilia Papastamatíu, Alberto Marrero, Emmanuel Tornés e Marta Lesmes, entre muitos outros.

lam/amr/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa