Segunda-feira, Julho 14, 2025
NOTÍCIA

Ministro russo chega à China para Conselho de Exteriores da OCS

Moscou, 13 jul (Prensa Latina) O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, chegou hoje à China, onde participará de uma reunião do Conselho de Relações Exteriores da Organização de Cooperação de Shangai (SCO) no início da próxima semana.

Lavrov chegou ao gigante asiático vindo da cidade de Wonsan, na República Popular Democrática da Coreia, onde se reuniu com o líder Kim Jong Un e a ministra das Relações Exteriores, Choe Son Hui, informou o site oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia no domingo.

Ele já havia se encontrado com o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e participado de vários eventos da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) na capital da Malásia, Kuala Lumpur.

O Conselho de Relações Exteriores da OCS, que será realizado na cidade chinesa de Tianjin nos dias 14 e 15 de julho, será um marco nos preparativos para a cúpula programada para ocorrer no mesmo local, de 30 de agosto a 1º de setembro.

Durante a próxima reunião, os chefes dos departamentos de política externa discutirão o status atual, as perspectivas de desenvolvimento e as melhorias nas atividades da organização, bem como o conteúdo substantivo da reunião do Conselho de Chefes de Estado da organização, incluindo rascunhos dos documentos finais.

Fundada em 2001, a OCS reúne Índia, Irã, Cazaquistão, China, Quirguistão, Rússia, Belarus, Tadjiquistão, Paquistão e Uzbequistão.

Afeganistão e Mongólia participam como observadores; Azerbaijão, Armênia, Bahrein, Camboja, Egito, Kuwait, Maldivas, Mianmar, Nepal, Catar, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Turquia e Sri Lanka têm o status de parceiros de diálogo.

mem/gfa/hb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa