Segunda-feira, Julho 14, 2025
NOTÍCIA

Ataque das Forças Democráticas Aliadas (ADF) deixa mais 60 mortos RDC

Kinshasa, 13 de julho (Prensa Latina) O número de mortos em um ataque das Forças Democráticas Aliadas (ADF) no sul do território de Irumu, na província de Ituri, na República Democrática do Congo (RDC), subiu hoje para 66.

De acordo com a Rádio Okapi, moradores locais encontraram mais corpos neste fim de semana, elevando o número de mortos durante o ataque do grupo armado afiliado ao Estado Islâmico a várias aldeias na chefatura Walese Vonkutu.

Algumas vítimas foram decapitadas, enquanto outras não tinham partes do corpo, informou a publicação, especificando que agricultores e jovens voluntários coletaram os restos mortais e os transportaram para Kivu do Norte para sepultamento.

Os ataques ocorreram entre 8 e 10 de julho em quatro vilarejos localizados na fronteira entre Ituri e Kivu do Norte, após a coalizão dos exércitos congolês e ugandense bombardear redutos das Forças de Defesa de Uganda (ADF) na floresta de Lolwa por quase uma semana.

O Actualité.CD informou que o número de mortos pode continuar a aumentar, já que várias famílias relatam entes queridos desaparecidos e também há pessoas feridas por tiros e facas que estão recebendo atendimento médico.

Há meses, a frequência dos ataques rebeldes das ADF vem diminuindo nas regiões de Beni, Irumu e Mambasa, como resultado das operações militares conjuntas realizadas pelos exércitos congolês e ugandense.

oda/kmg/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa