Kim recebeu Lavrov na cidade de Wonsan, capital da província de Kangwon, no sudoeste do país, onde reafirmaram o compromisso da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) e da Federação Russa com o Tratado de Parceria Estratégica Abrangente bilateral.
O encontro entre os dois ocorreu na recém-inaugurada cidade turística de Wonsan-Kalma, considerada um paradigma da indústria turística nacional.
Kim Jong Un, também presidente da Comissão de Assuntos de Estado, disse ao seu convidado que escolheu este local para relaxar e enfatizou que foi o primeiro convidado estrangeiro de alto escalão a visitar o megacomplexo turístico.
Lavrov afirmou que esses encontros sempre contribuem para o desenvolvimento das relações entre os dois países, no âmbito dos acordos firmados entre Kim e o Presidente Vladimir Putin. “Refiro-me, sobretudo, ao Tratado de Parceria Estratégica Abrangente”, afirmou.
Assinado em junho do ano passado por Kim e Putin durante a visita deste último a Pyongyang, o pacto estabelece em uma de suas cláusulas que, se uma das partes for submetida a uma situação de guerra, a outra fornecerá prontamente assistência militar e de outra natureza.
Esta seção do acordo já foi cumprida com a participação de soldados coreanos na libertação da província russa de Kursk, após sua ocupação por tropas ucranianas.
Outras seções referem-se à expansão da cooperação em comércio, economia, investimento, ciência e tecnologia, educação e cultura.
Lavrov chegou à RPDC na sexta-feira, onde permanecerá até domingo, para participar da segunda rodada do diálogo estratégico bilateral, no âmbito do qual já se reuniu com seu homólogo, Choe Son Hui.
Em seu primeiro encontro, o Ministro das Relações Exteriores russo afirmou que a irmandade de combate entre as duas nações foi confirmada quando os soldados do Exército Popular Coreano, juntamente com os russos, “à custa de sangue e até de vidas, aproximaram-se da libertação da Província de Kursk dos nazistas ucranianos”.
Choe Son Hui declarou que a RPDC apoiará “incondicional e invariavelmente” a posição da Rússia na defesa de sua soberania e integridade territorial, e enfatizou que as relações entre os dois países “alcançaram o nível de cooperação inviolável”.
ac/asg/bj