Um relatório do Instituto Nacional de Estatística (Istat), publicado no site oficial do órgão governamental, indica que, nesse período, foram observadas quedas de 1,0 e 1,3 ponto percentual, respectivamente, na produção de bens intermediários e de consumo.
No entanto, a produção de bens de capital permaneceu estável, enquanto a produção de energia apresentou um aumento de 0,7%, segundo especialistas da instituição.
No quinto mês de 2025, o índice geral caiu 0,9% em relação ao mesmo período do ano passado, com quedas na produção de bens de capital, bens de consumo e bens intermediários, que recuaram 0,2, 1,8 e 2,7 pontos percentuais, respectivamente, enquanto a produção de energia aumentou 5,3%.
Os setores de atividade econômica que registraram as maiores quedas interanuais foram a fabricação de equipamentos de transporte, com queda de 5,6%, e a indústria farmacêutica e química, com quedas de 5,2 e 4,0 pontos percentuais, respectivamente.
Os aumentos em relação a maio de 2024 foram observados na produção de coque e derivados de petróleo refinado, que cresceu 6,1 pontos percentuais, bem como na mineração, que cresceu 5,1%, e no fornecimento de eletricidade, gás, vapor e ar, que aumentou 4,7 pontos percentuais.
Como resultado dessa análise, os especialistas do Istat concluíram que, apesar dessas flutuações, o índice geral da produção industrial italiana permaneceu praticamente estável desde agosto do ano passado.
jha/ort/glmv