Sábado, Julho 12, 2025
NOTÍCIA

RDC pedirá satisfações de Uganda sobre abertura da passagem fronteira

Kinshasa, 12 de julho (Prensa Latina) A ministra das Relações Exteriores da República Democrática do Congo (RDC), Thérèse Kayikwamba, exigirá explicações de Uganda sobre a abertura da passagem de fronteira de Bunagana, entre o distrito de Kisoro e o território congolês de Rutshuru, segundo informações divulgadas hoje.

As autoridades ugandenses reabriram a fronteira terrestre na última quinta-feira, 10 de julho, na ausência de autoridades congolesas, em uma cidade controlada pelo Movimento Aliança do Rio Congo-23 de Março (AFC/M23) desde 13 de junho de 2022.

O presidente do M23, Bertrand Bisimwa, agradeceu em sua conta nas redes sociais ao presidente ugandense, Yoweri Museveni, por sua decisão de “reabrir todos os postos de fronteira com o leste do Congo”, acrescentando que isso demonstra “uma liderança responsável que prioriza os cidadãos em todas as ações políticas”.

O Ministro das Relações Exteriores da RDC foi incumbido no dia anterior de tomar medidas para obter explicações claras, após a questão ter sido levantada na reunião do Conselho de Ministros, de acordo com o Actualité.CD.

Um relatório do Grupo de Peritos das Nações Unidas sobre a RDC, analisado em dezembro de 2022, indica que os impostos arrecadados pela AFC/M23 em Bunagana e Kitagoma contribuíram para o financiamento de suas operações militares.

Estimativas indicam que, em outubro de 2022, cerca de 500 pedestres cruzaram a fronteira diariamente, permitindo que os rebeldes arrecadassem aproximadamente US$ 27 mil por mês somente na passagem de fronteira de Bunagana.

mem/kmg/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa