Domingo, Julho 13, 2025
NOTÍCIA

FANB, escudo invencível para proteger a pátria, afirma Maduro

Caracas, 5 de julho (Prensa Latina) O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, classificou hoje a Força Armada Nacional (FANB) como um escudo invencível que protege a pátria contra qualquer ameaça, quando se completam 214 anos da assinatura da Acta de Independência.

Em cerimônia comemorativa e desfile militar no Paseo Monumental de Los Próceres, acompanhado por representantes dos Poderes do Estado, pela primeira combatente Cilia Flores e pelo alto comando militar, o mandatário garantiu que, com sua lealdade e profissionalismo, a FANB garante a paz e o futuro da Revolução.

Maduro destacou que as Forças Armadas são o pilar da defesa nacional e da estabilidade do país e ponderou que a fusão popular militar e policial é a chave para continuar enfrentando as ameaças do imperialismo.

Do Pátio de Honra da Academia Militar, o dignitário afirmou que estão no meio de uma batalha intensa e vitoriosa e enviou “uma mensagem ao espírito eterno” do comandante Hugo Chávez (1954-2013).

Diante de toda conspiração, avançamos livres e soberanos, construindo a grandeza esplendorosa de nossa pátria e da Grande Pátria, afirmou.

O comandante-chefe da FANB destacou que há um ano jurou lealdade a Simón Bolívar, Antonio José de Sucre e à bandeira tricolor e enfatizou que o bastão de comando que carrega “será sempre a máxima expressão de nossa soberania”.

A esse respeito, ele ressaltou que não será entregue nem a vendepatrias, nem a fantoches do imperialismo, e está em suas mãos “com a força do povo e na defesa da Venezuela de qualquer tentativa de subjugação externa”.

Sobre as armas apresentadas na parada militar, Maduro disse que mostraram as que podem ser exibidas neste momento histórico, afirmou que têm o Plano Ayacucho 2025-2031 e pediu para acelerar o processo de transformação revolucionária iniciado pelo comandante Chávez: “a Revolução militar do século XXI”.

O governante pediu para fortalecer o sistema de armas, continuar recuperando-o e fortalecer “o organograma de implantação de nossa força” e o conceito da Milícia Nacional Bolivariana “como coluna da defesa territorial nos 5.338 Circuitos Comunais”.

Com diferentes atividades, a Venezuela comemorou neste sábado o 214º aniversário da assinatura da Acta de Independência, que incluiu o hasteamento da bandeira tricolor no Panteão Nacional na presença de autoridades civis e militares, e uma sessão solene da Assembleia Nacional.

O governo bolivariano recebeu felicitações pela data patriótica de países como Cuba, Nicarágua, Bolívia, Catar, Emirados Árabes Unidos, Turquia, Jordânia, Maldivas, República Islâmica do Irã e Índia, mensagens que foram recebidas pelo chanceler Yván Gil, em nome do presidente.

lam/jcd/mb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa