De acordo com o Ministério das Finanças local, o valor fornecido por meio da Segunda Operação de Política de Desenvolvimento para o Crescimento Sustentável e Inclusivo inclui componentes de doações e empréstimos concessionais.
A operação foi projetada para apoiar prioridades-chave, como melhorar a estabilidade do setor financeiro e a competitividade comercial, fortalecer a mobilização de recursos internos, promover uma governança pública transparente e eficaz e garantir a sustentabilidade dos serviços sociais essenciais.
Essas reformas, de acordo com o comunicado, são cruciais para a transformação macroeconômica e estrutural mais ampla da Etiópia.
O governo africano agradeceu ao Banco Mundial por seu forte apoio e parceria de longa data e, segundo a fonte, o acordo de financiamento reflete o compromisso contínuo da organização multinacional com o ambicioso programa de reforma local.
Também destaca a forte colaboração entre ambas as partes para promover os objetivos compartilhados de desenvolvimento inclusivo e sustentável dentro deste quadro político.
O acordo foi oficialmente assinado pelo Ministro das Finanças da Etiópia, Ahmed Shide, e pela Diretora do Banco Mundial para a Etiópia, Eritreia, Sudão e Sudão do Sul, Maryam Salim.
mem/nmr/glmv