Quinta-feira, Julho 03, 2025
NOTÍCIA

Angola continua a distribuir medalhas de independência nacional

Luanda, 2 jul (Prensa Latina) O presidente de Angola, João Lourenço, liderou hoje a cerimônia de entrega de medalhas comemorativas do 50º aniversário da independência nacional a mais de 600 personalidades.

Esta é a terceira fase da entrega de condecorações, que continuará amanhã como parte das atividades do país para comemorar meio século de sua libertação da metrópole portuguesa, ocorrida em 11 de novembro de 1975.

Nesta ocasião, 654 personalidades nacionais e estrangeiras, algumas a título póstumo, recebem medalhas nas categorias de Independência e Paz e Desenvolvimento, em reconhecimento à sua contribuição para a defesa de Angola, soberania nacional e integridade territorial, bem como para a conquista da paz e da reconciliação nacional.

Entre os homenageados estão combatentes da independência, militares, políticos, artistas, esportistas e representantes de diferentes setores sociais.

O General do Corpo do Exército Leopoldo Cintra Frías e o General de Brigada Rafael Moracén Limonta são os únicos cubanos até agora a receber essa alta distinção, que também foi um tributo aos milhares de filhos e filhas da nação caribenha que defenderam a soberania angolana.

mem/kmg/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa