Terça-feira, Agosto 19, 2025
NOTÍCIA

Índia fortalecerá parcerias com o Sul Global com a turnê de Modi

Nova Delhi, 2 jul (Prensa Latina) O primeiro-ministro Narendra Modi expressou sua confiança em fortalecer os laços de amizade dentro do Sul Global durante sua viagem por cinco países, incluindo o Brasil para a Cúpula do Brics, que começou hoje.

Antes de partir para Gana, seu primeiro destino em uma turnê que inclui Trinidad e Tobago, Argentina, Brasil e Namíbia, o chefe de governo indiano expressou confiança de que sua viagem fortalecerá parcerias em ambos os lados do Atlântico e aprofundará os compromissos da Índia em plataformas multilaterais como o Brics, a União Africana, a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Ecowas) e a Comunidade do Caribe (Caricom).

Em Gana, ele analisará com o presidente John Mahama novos caminhos para fortalecer a cooperação econômica, energética e de defesa entre os dois países.

Mais tarde, em 3 de julho, o chefe de governo indiano irá a Trinidad e Tobago para discutir com a presidente Christine Carla Kangaloo e sua colega Kamla Persad-Bissessar o fortalecimento do relacionamento entre as duas nações.

Como parte de sua agenda de dois dias lá, espera-se que Modi discurse em uma sessão conjunta do Parlamento.

Na terceira etapa de sua turnê, ele viajará para a Argentina em uma visita oficial de 4 a 5 de julho, durante a qual deverá manter conversações com o presidente Javier Milei para discutir um maior potencial de cooperação em defesa, agricultura, mineração, petróleo e gás, energia renovável, comércio e investimento e laços interpessoais.

O chefe de governo indiano irá ao Brasil em 5 de julho para participar da 17ª Cúpula do Brics e fará uma visita de Estado à nação sul-americana até 8 de julho.

Durante a cúpula, Modi trocará opiniões sobre questões como reforma da governança global, paz e segurança, fortalecimento do multilateralismo e uso responsável da inteligência artificial, destacaram fontes diplomáticas.

Ele também interagirá sobre ação climática, saúde global, questões econômicas e financeiras e o chefe de governo indiano provavelmente realizará várias reuniões bilaterais.

Como parte de sua visita de Estado, Modi viajará para Brasília, onde conversará com o presidente Luis Inácio Lula da Silva sobre a expansão da Parceria Estratégica entre os dois países nos setores de comércio, defesa, energia, espaço, tecnologia, agricultura, saúde e laços interpessoais.

Na última etapa de sua turnê internacional, o chefe de governo indiano fará uma visita de Estado à Namíbia em 9 de julho, onde deverá se encontrar com o presidente Nandi-Ndaitwah.

Entre suas atividades em solo namibiano, ele planeja prestar homenagem ao pai fundador e primeiro presidente da Namíbia, Sam Nujoma, e discursar no Parlamento da Namíbia.

mem/lrd/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa