O Ministério de Educação da China explicou que a iniciativa faz parte de um esforço para impulsionar o emprego durante a temporada de graduação.
Para os graduados de carreiras com baixa demanda social, a pasta anunciou que está intensificando os esforços para ajudá-los a otimizar seus conhecimentos e habilidades para atender à demanda das empresas.
De acordo com o ministério, as universidades criaram microespecializações e cursos de treinamento vocacional em torno de 60 áreas-chave em 12 campos de alta necessidade, como inteligência artificial e economia de baixa altitude.
As universidades de todo o país criaram 2.654 microespecializações para graduados de 2025, com 74.000 alunos se formando nesses programas.
Pesquisas mostram que a taxa de emprego dos graduados em microespecializações melhorou significativamente em várias universidades administradas pela província.
Mais de 80% dos graduados que participaram de estudos de microespecialização disseram que suas habilidades pessoais foram fortalecidas com o aprendizado, tornando-os mais competitivos no mercado de trabalho no futuro.
Durante a temporada de formaturas, o ministério está fornecendo orientação aos departamentos locais de educação e recursos humanos para garantir que os formandos que ainda não encontraram colocação no mercado de trabalho possam acessar os serviços públicos de emprego.
Isso inclui a participação em treinamento vocacional e estágios de trabalho. O ministério também apoia os recém-formados que ainda não encontraram trabalho para buscar um segundo diploma.
ro/nvo/bm