Youssouf, em uma declaração, lembrou que esse dia histórico é um testemunho orgulhoso da unidade, resiliência e determinação do povo somali, que em 1º de julho de 1960 se uniu em busca de soberania, dignidade e autodeterminação.
Ele disse que o caminho percorrido desde então tem se caracterizado pela coragem, perseverança e compromisso de construir um país pacífico, democrático e próspero.
“Ao comemorarmos esse importante marco, presto homenagem às gerações de somalis cujos sacrifícios tornaram esse dia possível. Reafirmo a solidariedade contínua da União Africana com a Somália, que continua a avançar em suas prioridades nacionais”, disse ele.
Que este Dia da Independência renove o espírito de unidade do povo de Mogadíscio e inspire uma nova geração a continuar o legado daqueles cuja visão e coragem garantiram a independência, enfatizou.
O Dia da Independência é um feriado bancário que comemora a unificação dos territórios da Somalilândia Britânica e da Somália Italiana em 1º de julho de 1960.
lam/nmr/bm