Ahmed, em sua conta X nas redes sociais, revelou que o apoio da AIEA a Adis Abeba abrange uma ampla gama de setores, como tratamento do câncer, saúde veterinária, erradicação da mosca tsé-tsé, engenharia nuclear e marcos regulatórios.
Grossi está em Adis Abeba para participar do Fórum Raios de Esperança, agendado para 30 de junho e 1º de julho, uma iniciativa da organização internacional que apoia os Estados-membros no estabelecimento ou expansão de suas capacidades em imagem médica, medicina nuclear e radioterapia.
Esta última com o objetivo de melhorar o acesso aos serviços, especialmente em países que carecem desse tratamento vital.
Desde o seu lançamento em fevereiro de 2022, mais de 90 países solicitaram este apoio para expandir o acesso ao tratamento do câncer. Para tanto, a AIEA mobilizou financiamento de Estados-Membros doadores, empresas do setor privado e agências de desenvolvimento.
O apoio inclui avaliações de base abrangentes, o desenvolvimento de Planos Nacionais de Controle do Câncer e documentos financiáveis, a aquisição de equipamentos e o desenvolvimento de capacidades. Além disso, uma rede de Centros de Referência Raios de Esperança promove treinamento, inovação e garantia de qualidade.
O Fórum Raios de Esperança 2025, sediado na Etiópia, berço da iniciativa, planeja compartilhar o progresso alcançado no âmbito da iniciativa, enquanto doadores e parceiros terão a oportunidade de trocar perspectivas e experiências para promover maior colaboração e melhorar o tratamento do câncer para todos.
ro/nmr/glmv