A passagem do principal símbolo do festival das Velas Escarlates pelo Neva foi acompanhada por uma exibição de fogos de artifício aquáticos, onde tochas foram acesas nas Colunas Rostrais das pontes de São Petersburgo.
A passagem do brigue de vela escarlate “Rússia” foi precedida por um concerto na Praça do Palácio. Entre os participantes estavam Nadezhda Kadysheva, Zara, Bearwolf, Akmal, o grupo “5UTRA”, The Hatters, Vadim Samoilov/Agatha Christie e “Ivanushki International”.
O tema principal dos concertos deste ano foi a Vitória. Segundo autoridades municipais, o concerto “Velas Escarlates” reuniu cerca de 100.000 pessoas na Praça do Palácio. Entre elas, estavam formandos de São Petersburgo, convidados de 31 regiões russas, incluindo 520 crianças da cidade-irmã de Mariupol.
Além disso, mais de 500 crianças da Abkhazia, Belarus, Quirguistão, Moldávia, Uzbequistão, Cuba, Venezuela e países africanos participaram do festival Scarlet Sails a convite pessoal do governador de São Petersburgo, Alexander Beglov.
Os adolescentes que se formam na escola e seus pais tradicionalmente comemoram a formatura em junho, e em São Petersburgo esse feriado se torna uma celebração em toda a cidade todos os anos.
“Velas Escarlates” é uma festividade para os formandos das escolas de Leningrado. Sua origem, no final da década de 1960, foi inspirada pela popularidade do filme de mesmo nome, baseado na história de Alexander Green. A primeira festa ocorreu em 27 de junho de 1968.
Naquele dia, os alunos de Leningrado viram pela primeira vez um brigue com velas escarlates no Neva, que mais tarde se tornou o símbolo do feriado. A tradição foi descontinuada em 1979 e retomada apenas 25 anos depois. A segunda temporada começou em 24 de junho de 2005.
mem/gfa/hb