De acordo com uma declaração publicada no domingo no site do ministério, Lavrov fez essa declaração durante uma conversa com seu colega quirguiz, Zheenbek Kulubayev.
“Estamos testemunhando um confronto sem precedentes entre nosso país e o Ocidente, que decidiu nos declarar guerra novamente e infligir uma derrota estratégica à Rússia, essencialmente usando o regime de Kiev como ferramenta. O Ocidente nunca teve sucesso nisso e não terá desta vez”, declarou.
Segundo Lavrov, o Ocidente “provavelmente está começando a entender isso”. Dada a atual conjuntura internacional, o ministro enfatizou a importância particular dos laços estreitos com o Quirguistão em todas as áreas.
Além disso, o alto funcionário observou que, apesar das sanções e da pressão ilegítima, o comércio mútuo entre a Rússia e o Quirguistão aumentou. Ao mesmo tempo, a cooperação em diversas áreas está se expandindo, inclusive em plataformas internacionais.
O ministro também enfatizou que os contatos entre os líderes dos dois países e a interação intergovernamental contribuem para o fortalecimento das relações bilaterais.
mem/gfa/hb