A programação deste domingo será dedicada à brigada médica cubana que presta assistência à população da região da Calábria e contará com a participação de membros do grupo de médicos que atuam naquela região do sul da Itália, que compartilharão suas experiências, segundo um comunicado.
Como convidado especial desta celebração, o Herói da República de Cuba, Gerardo Hernández, chegou à Itália em 23 de junho a convite da ANAIC, para realizar uma extensa programação em diversas cidades do país, que se estenderá até 9 de julho.
O coordenador nacional dos Comitês de Defesa da Revolução, deputado e membro do Conselho de Estado de seu país, também estará presente no Terceiro Encontro Internacional “Europa por Cuba”, que será realizado no início do próximo mês na cidade de Veneza, no norte do país.
As celebrações da Anaic começaram em 27 de junho no Convento de São Francisco e Santo Antônio, em Salerno, com uma palestra sobre Santería, entre catolicismo e resistência, proferida pelos cubanos residentes na Itália, Ulises Mora e Irma Castillo, promotores do projeto cultural Timbalaye.
Durante esta jornada de abertura, coordenada por Loredana Marino, a Anaic contou com a presença da antropóloga Laura Marchetti, além de Luigi de Magistris, ex-deputado europeu e ex-prefeito de Nápoles.
No último sábado, às 17h30 (horário local), foi realizada uma Mesa Redonda Antifascista, com a participação da escritora Sonia Zanotti, da jurista Mirelle Fanon, da socióloga cubana Indira Pineda, da cônsul venezuelana Esquia Rubín e da cineasta Loredana Macchietti, presidente da Fundação Gianni Miná.
Em seguida, teve lugar um painel coordenado pelo presidente da Anaic, Marco Papacci, sobre o tema “Cuba: A Ilha em Defesa da Humanidade na Era Trump”. Entre os palestrantes, estiveram os embaixadores cubanos na Itália, Mirta Granda e Gerardo Hernández, e as jornalistas Annalisa Capaldo, Erminia Pellecchia e Giorgia Bozzetto. Em suas intervenções, os painelistas abordaram a situação atual do país caribenho e a luta de seu povo para defender sua Revolução em meio à crescente agressão estadunidense, incluindo um criminoso bloqueio econômico, agravado pela injusta inclusão de Cuba em uma lista de supostos patrocinadores do terrorismo.
Hoje, além da sessão dedicada ao trabalho solidário dos médicos cubanos nos hospitais da Calábria, haverá um debate, coordenado pela ex-presidente da Anaic, Irma Dioli, sobre o tema “Paz além das guerras”.
Participarão do debate a jurista Michela Arpicale, Franco Dinelli, diretor do Centro de Estudos Pax Christi, o jornalista Matteo Cosenza e a diplomata italiana Elena Basile.
mem/ort/glmv