Após a cerimônia de abertura, a Quarta Conferência das Nações Unidas sobre Financiamento para o Desenvolvimento (FFD4) realizará diversos fóruns nesta terça-feira, com foco no fortalecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Agenda 2030.
O Presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez, e o Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres, liderarão o evento empresarial, com o objetivo de atrair financiamento e investimento privado para os ODS.
Também será realizado o evento do Pacto pela Prosperidade, Pessoas e Planeta (4P), com a participação de Sánchez e dos líderes da França e do Quênia.
Além disso, será realizada uma conferência sobre cooperação internacional para o desenvolvimento, liderada pela Secretária-Geral da UNCTAD, Rebeca Grynspan, pelo Presidente da OCDE, Mathias Cormann, pelo Presidente senegalês, Bassirou Diomaye Faye, pelo Primeiro-Ministro nepalês, K.P. Sharma Oli, e pela diretora do Banco Europeu de Investimento, Nadia Calviño.
Estarão presentes também Ilan Goldfajn, Presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, e Mark Suzman, CEO da Fundação Gates, além do Presidente espanhol.
Especificamente, Sánchez estará presente na reunião especial sobre dívida, com a participação do Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa.
Um debate com a Global Citizen Now, a plataforma da sociedade civil que luta pelo fim da pobreza extrema, estará no centro das discussões, com a participação de Sánchez, da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e da atriz, ativista e embaixadora do ACNUR, Nomzamo Mbatha.
Da mesma forma, o líder espanhol participará da cerimônia de encerramento do Fórum da Sociedade Civil e participará do Jantar Oficial oferecido pelo Rei Felipe VI e pela Rainha Letícia da Espanha aos chefes de Estado e de governo e líderes de organizações internacionais no Real Alcázar de Sevilha.
Na abertura, segunda-feira, 30, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, e Sánchez se dirigirão à imprensa e, ao meio-dia, à imprensa.
Outros discursos esperados incluem o do Presidente do Conselho Econômico e Social (ECOSOC), o do Banco Mundial, o do Diretor-Geral Adjunto do Fundo Monetário Internacional (FMI) e o do Diretor-Geral da Organização Mundial do Comércio.
A Espanha espera a participação de 50 chefes de Estado ou de governo no FFD4 em Sevilha, programado para acontecer de 30 de junho a 3 de julho no Centro de Congressos e Exposições de Sevilha.
De acordo com o Comitê Preparatório das Nações Unidas, o principal resultado da Conferência será o Compromisso de Sevilha, uma declaração recomendada por consenso.
O encontro acontece 10 anos após a última edição, em Adis Abeba, Etiópia.
Organizações financeiras internacionais como o BID, o BEI, a Organização Mundial do Comércio (OMC) e o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina, entre outras, estarão presentes no FFD4, em Sevilha.
mem/ft/glmv