Centenas de funcionários se reuniram neste sábado para se despedir de Rauhin e suas filhas Yuihin, Saihin e Fuhin. O diretor do parque, Imazu Koji, pediu a todos que se despedissem dos pandas com um sorriso e disse estar disposto a preparar as instalações para receber novos pandas no futuro.
Os ursos são destinados à Base de Pesquisa de Reprodução de Pandas Gigantes de Chengdu, na província de Sichuan, uma instituição que estabeleceu um programa de reprodução conjunto com o Zoológico de Wakayama, no Japão, em 1994.
Quase 1.400 visitantes formaram fila no parque antes da abertura da última exibição pública dos animais, no dia anterior, e cerca de 3 mil pessoas compareceram à cerimônia de despedida.
De acordo com a operadora do zoológico, Rauhin tem 24 anos e seus filhotes têm oito (Yuihin), seis (Saihin) e quatro (Fuhin).
A agência de notícias japonesa Kyodo explicou que, com a partida desses ursos, restam apenas dois pandas gigantes no Japão, ambos no Zoológico de Ueno, na capital. Eles também devem retornar à China em fevereiro do ano que vem.
jha/msm/glmv