Terça-feira, Julho 01, 2025
NOTÍCIA

Japão envia quatro pandas à China para projeto científico conjunto

Tóquio, 28 de junho (Prensa Latina) Um parque temático na prefeitura japonesa de Wakayama se despediu hoje de quatro pandas gigantes fêmeas que serão transportadas para seu novo lar na China, como parte de um projeto bilateral de conservação.

Centenas de funcionários se reuniram neste sábado para se despedir de Rauhin e suas filhas Yuihin, Saihin e Fuhin. O diretor do parque, Imazu Koji, pediu a todos que se despedissem dos pandas com um sorriso e disse estar disposto a preparar as instalações para receber novos pandas no futuro.

Os ursos são destinados à Base de Pesquisa de Reprodução de Pandas Gigantes de Chengdu, na província de Sichuan, uma instituição que estabeleceu um programa de reprodução conjunto com o Zoológico de Wakayama, no Japão, em 1994.

Quase 1.400 visitantes formaram fila no parque antes da abertura da última exibição pública dos animais, no dia anterior, e cerca de 3 mil pessoas compareceram à cerimônia de despedida.

De acordo com a operadora do zoológico, Rauhin tem 24 anos e seus filhotes têm oito (Yuihin), seis (Saihin) e quatro (Fuhin).

A agência de notícias japonesa Kyodo explicou que, com a partida desses ursos, restam apenas dois pandas gigantes no Japão, ambos no Zoológico de Ueno, na capital. Eles também devem retornar à China em fevereiro do ano que vem.

jha/msm/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa