Terça-feira, Julho 01, 2025
NOTÍCIA

Apresentações musicais darão início ao Festival do Grande Sul

Adis Abeba, 28 de junho (Prensa Latina) Apresentações do cantor e compositor cubano Raúl Paz e seu grupo, assim como da renomada cantora etíope Yema e da dupla uruguaia Naí, geram grande expectativa hoje para o segundo dia do Festival do Grande Sul.

A sede da Organização para a Cooperação do Sul (OCS), patrocinadora do evento sob o tema “Povos em Movimento, Culturas Vivas”, sediará a fusão de ritmos que atraiu um grande público local e internacional desde sua primeira edição.

O Teatro Nacional, por sua vez, apresentará a segunda encenação da peça “Kalakuta Republik”, do grupo Serge Aime Coulibaly e do Faso Dance Theatre (Burkina Faso/Mali/Bélgica), uma composição baseada no legado do cantor, compositor, político e ativista de direitos humanos nigeriano Fela Kuti (1938-1997).

De acordo com o OCS, este evento é uma mistura dinâmica de movimento, poesia e discurso político que oferece uma representação profunda e autêntica da identidade africana em um contexto globalizado.

Artistas do Ministério da Cultura e Belas Artes do Camboja se apresentarão no mesmo palco. Toda a programação, como no dia anterior, tem entrada gratuita.

A apresentação inclui uma variedade de expressões artísticas, incluindo dança Aspara, dança feminina, dança do lenço Khmer e execução de gaita.

O festival é um evento anual firmemente alicerçado na riqueza ilimitada da herança dos povos, comunidades e nações do Grande Sul, buscando criar um espaço para o intercâmbio artístico, democratizar a cultura e forjar alianças.

A Organização para a Cooperação do Sul, criada em 29 de janeiro de 2020, em Djibuti, é composta por 28 estados da África, Oriente Médio, América Latina e Ásia-Pacífico, além de organizações da sociedade civil e organismos globais e regionais.

jha/nmr/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa