Quinta-feira, Julho 03, 2025
NOTÍCIA

Inundações na China forçam evacuação de 80.000 pessoas

Beijing, 25 de jun (Prensa Latina) Fortes chuvas e inundações a montante causaram grandes inundações em dois condados da província de Guizhou, no sudeste da China, levando à evacuação de cerca de 80.000 pessoas, informaram as autoridades hoje.

De acordo com relatórios oficiais, até a tarde de terça-feira, 48.900 moradores foram temporariamente evacuados no condado de Rongjiang e 32.000 no condado de Congjiang; nenhuma vítima foi relatada até o momento.

As autoridades nesses territórios elevaram a resposta de emergência para controle de enchentes para o Nível I, a classificação mais alta.

Rongjiang, um condado conhecido por sua liga de futebol rural — que inclui mais de 100 times e atrai inúmeros torcedores de todo o país — tem sido atingido por fortes tempestades desde a noite de segunda-feira, e uma área no rio Duliu excedeu o nível de alerta de inundação em 6,68 metros na tarde de terça-feira.

Também na província de Guizhou, deslizamentos de terra provocados pela chuva causaram o colapso parcial de uma ponte rodoviária no Condado de Sandu.

Equipes de resgate, incluindo bombeiros e voluntários, mobilizaram barcos e outros equipamentos para os esforços de resgate nos dois condados.

O departamento de emergência provincial distribuiu suprimentos de emergência, incluindo 30.000 garrafas de água potável e 10.000 porções de macarrão instantâneo, para os dois condados por meio de transporte ferroviário e rodoviário de alta velocidade.

mem/nvo / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa