A nação sul-asiática formalizou 13 contratos no âmbito do Mecanismo de Aquisição de Emergência, buscando melhorar a letalidade, a mobilidade e a proteção das tropas mobilizadas em ambientes de combate ao terrorismo, de acordo com uma notificação de seu ministério da defesa.
As compras, que foram concluídas dentro de prazos apertados para garantir um rápido aumento da capacidade, incluem sistemas integrados de detecção de drones, radares de luz de baixo nível, lançadores e mísseis de alcance muito curto, bem como veículos aéreos pilotados remotamente.
Também sistemas de decolagem e aterrissagem vertical, várias categorias de drones, coletes à prova de balas, capacetes balísticos, veículos de combate de reação rápida pesados e médios e miras noturnas para rifles, detalhou o Ministério da Defesa.
De acordo com a fonte oficial, essas aquisições refletem o compromisso de equipar o exército indiano com sistemas modernos, essenciais para a missão e totalmente indígenas para enfrentar os novos desafios de segurança.
O Ministério da Defesa afirmou ainda que essa aquisição emergencial é essencial para preencher lacunas urgentes de capacidade e garantir a incorporação oportuna de equipamentos operacionais vitais.
mem/lrd/bm