Quinta-feira, Julho 10, 2025
NOTÍCIA

Chanceler Italiano participa do Conselho de Relações Exteriores da UE

Roma, 23 jun (Prensa Latina) O Ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, abordará o agravamento do conflito no Oriente Médio após os ataques de Israel e dos Estados Unidos contra o Irã hoje, em uma reunião na Bélgica com seus homólogos da União Europeia (UE).

Um comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália indica que neste Conselho de Relações Exteriores da UE, que começará às 9h30, horário local, na sede da comunidade regional em Bruxelas, o ministro italiano reafirmará a posição de seu país sobre a necessidade de intensificar os esforços diplomáticos para pôr fim a esta guerra.

Este novo contato entre os chanceleres europeus ocorre após o realizado por videoconferência em 17 de junho, onde Tajani enfatizou a necessidade de se alcançar a retomada das negociações entre os Estados Unidos e o Irã, com a mediação de Omã, algo que se tornou mais difícil desde a entrada de Washington no conflito.

O Ministro das Relações Exteriores italiano também manterá a oposição de seu país à suspensão do Acordo de Associação da UE com Israel, proposto por diversas nações da região, visto que, na visão de Roma, “é essencial que a Europa mantenha todos os canais de diálogo abertos com a sociedade israelense”.

Ele também apresentará seus contatos com diversos colegas do Oriente Médio, bem como os planos da Itália de prestar assistência e proteger os cidadãos italianos na região.

Nesta reunião, que ocorrerá pouco antes da cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), que será realizada nos dias 24 e 25 de junho em Haia, na Holanda, os ministros também abordarão o conflito na Ucrânia e contarão com a presença do Ministro das Relações Exteriores do país, Andrii Sybiha.

A crise na Faixa de Gaza, onde os ataques israelenses continuam, tendo já matado mais de 55.000 pessoas e criado uma situação humanitária grave, bem como a situação na Síria e na Líbia, também serão discutidas, destaca o documento. Será dada especial atenção a formas de promover o reequilíbrio das relações econômicas e reduzir as tensões comerciais em um momento muito complexo, dado o aumento das pressões tarifárias contra os países da região por parte do governo dos Estados Unidos.

Este intercâmbio entre ministros das Relações Exteriores da UE também ocorre poucos dias antes da reunião do Conselho Europeu de 26 e 27 de junho. As relações entre a comunidade regional e a China serão discutidas, tendo em vista o próximo Diálogo Estratégico e a 25ª Cúpula bilateral, acrescentou a fonte.

mem/ort/ls

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa