Lula passou a tarde de segunda-feira no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, após se sentir mal. Ele recebeu alta após passar por exames. De acordo com o laudo médico da clínica particular, o presidente sentiu vertigem e foi diagnosticado com labirintite.
A literatura médica indica que a inflamação do labirinto, que faz parte do ouvido interno, é chamada de labirintite e pode causar perda auditiva, vertigem e outros sintomas físicos.
Após o período de descanso recomendado, Lula partiu na manhã de quarta-feira para Juazeiro do Norte, município do estado do Ceará, e de lá seguiu para Salgueiro (Pernambuco). Nesta cidade pernambucana, ele assinará uma Ordem de Serviço para dobrar a capacidade de bombeamento de água do sistema EBI-3.
Posteriormente, viajará para Cachoeira dos Índios (Paraíba), onde inaugurará o Ramal Apodi, parte das obras de transposição do Rio São Francisco.
Ele retornará a Brasília à noite. Amanhã, Lula terá agendas na região Sul do país. Primeiramente, visitará uma comunidade do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Ortigueira (PR), onde lançará um programa de promoção da reforma agrária.
Em seguida, participará da cerimônia de retomada das operações no Porto de Itajaí (SC).
Em dezembro, Lula passou por uma cirurgia de emergência para drenagem de um hematoma intracraniano após sentir dores de cabeça. Este sintoma surgiu 51 dias após sua queda em um dos banheiros do Alvorada.
Em setembro de 2023, o fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) foi submetido a uma cirurgia de substituição total do quadril para substituir a cartilagem desgastada naquela região do corpo por uma prótese. Concluído o procedimento, após um ano, ele passou por exames de acompanhamento.
ro/ocs/bj