O Ministro das Relações Exteriores fez o anúncio depois de conversar com uma delegação de sete parlamentares do Comitê de Relações Exteriores da UE (AFET), que estão iniciando uma visita à Argentina.
Os legisladores, que vieram da Alemanha, Estônia, Espanha, Suécia e Polônia, concluíram uma visita aqui com uma agenda focada nas negociações entre os dois blocos.
Lubetkin descreveu o diálogo com os visitantes como “franco”, com posições diversas e de diferentes partidos: Partido Popular Europeu, Renew Europe, Aliança Progressista de Socialistas e Democratas, Conservadores e Reformistas Europeus e A Esquerda.
Ele argumentou que o Mercado Comum do Sul está “pronto” no nível do governo e dos parlamentos.
Disse que o Uruguai estará “entre os primeiros” a ratificar o tratado com a UE, “para dar um sinal muito claro de que temos que jogar por grandes acordos e mercados abertos, porque é aí que está o nosso futuro”.
Em dezembro passado, nessa capital, os dois blocos encerraram as negociações sobre o acordo de parceria comercial que já durava mais de 20 anos.
O texto foi então submetido à tradução e à revisão jurídica, antes de ser discutido pelos parlamentos de ambos os lados e pela legislatura da UE.
oda/ool/bm