Domingo, Maio 25, 2025
NOTÍCIA

Mobilização massiva no Chile para o Dia do Patrimônio

Santiago do Chile, 25 mai (Prensa Latina) Depois de uma massiva participação no sábado, o Dia do Patrimônio continua hoje no Chile, com visitas a lugares históricos, edifícios emblemáticos, parques e instalações públicas e privadas em todo o país.

O Palácio de La Moneda, sede do Executivo, o Banco Central, a Biblioteca Nacional, o Museu de Belas Artes, o Centro Gabriela Mistral e outras instituições abriram suas portas ao público nesta capital.

De Arica, no norte, a Magallanes, no extremo sul, mais de 3.500 atividades foram programadas para esse fim de semana com o objetivo de aproximar as famílias da história e das tradições do país.

Organizado pelo Ministério da Cultura, Artes e Patrimônio, o evento é realizado há duas décadas e a cada ano atrai mais e mais pessoas de todo o país.

A chefe dessa pasta, Carolina Arredondo, deu início ao evento com o tradicional café da manhã no Vega Central, onde compartilhou com funcionários e trabalhadores do local, um dos pontos de venda de alimentos mais populares da Região Metropolitana de Santiago.

Mais tarde, em frente ao La Moneda, a ministra disse que os sentimentos dos cidadãos que saem às ruas para apreciar seu patrimônio, viver sua história e refletir sobre o presente para construir o futuro foram levados em conta.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto Nacional de Direitos Humanos está participando do que também é conhecido como o Festival Cultural do Chile e, para este domingo, preparou passeios por locais de memória em várias cidades do país. Uma dessas rotas será realizada na cidade de Antofagasta, onde haverá uma visita ao Centro de Prisão Política e Tortura no antigo escritório de salitre e um passeio pelo memorial Chacabuco, em coordenação com a Agrupación de Familiares de Ejecutados Políticos (Associação de Familiares de Executados Políticos).

Atividades semelhantes serão realizadas nas regiões de O’Higgins, Maule, Biobío, La Araucanía, Los Ríos, Los Lagos e Magallanes.

Como muitas instituições públicas e privadas, a Empresa de Ferrocarriles del Estado juntou-se aos dias do patrimônio oferecendo às crianças a experiência de subir na cabine do maquinista de um trem na Estación Puerto, em Valparaíso. Uma das novidades do evento é a distribuição de 200.000 passaportes do patrimônio, que permitirão que os visitantes levem um selo distintivo de cada lugar visitado e o guardem como lembrança desses dias.

mem/car/eam/mb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa