Na véspera, o presidente do Conselho de Defesa Nacional (CDN) e da República, Miguel Díaz-Canel, verificou a atualização das medidas de ação diante de eventos de diversos tipos que frequentemente atingem a ilha caribenha.
Acompanhado pelo chefe do Estado-Maior da Defesa Civil Nacional (Emndc), major-general Ramón Pardo, e por outras autoridades de alto escalão do país, o presidente especificou por videoconferência com os líderes provinciais aspectos urgentes e necessários para proteger vidas e recursos materiais.
Durante o treinamento, Pardo pediu que se verificasse o estado de cumprimento das medidas previstas nos planos de redução de risco de desastres “enfatizando a prevenção, o que permitirá aumentar a capacidade de ação, resposta e recuperação e minimizar as perdas”, disse ele.
Mais tarde, como parte do Meteoro 2025, o presidente do CDN participou de um exercício de demonstração de combate a incêndios na Companhia Industrial Militar Yuri Gagarin.
Lá, o líder cubano viu o uso de novas tecnologias e meios de extinção de incêndios.
Mais tarde, Díaz-Canel, acompanhado pelo vice-presidente do CDN, Salvador Valdés, visitou o centro avançado de comunicações móveis, responsável por garantir o intercâmbio, a ocultação e o processamento de informações oficiais, de acordo com o site presidencial.
Em outras áreas do exercício, o chefe de Estado também foi informado sobre o uso de veículos não tripulados, veículos de assistência médica e recursos aéreos para apoiar a resposta a desastres.
mem/lld/mb