Cada vez menos dos 22 filmes da Seleção Oficial do principal evento cinematográfico da Côte d’Azur francesa ainda não foram revelados ao público, o que desencadeia previsões e publicações sobre os longas-metragens favoritos e os atores mais brilhantes.
Em Sentimental Value, o diretor norueguês Joachim Trier retorna a Cannes com um drama que se baseia no sucesso de Julie (A Pior Pessoa do Mundo), que rendeu à atriz Renate Reinsve o prêmio de Melhor Performance Feminina em 2021 e ao longa-metragem uma indicação ao Oscar no ano seguinte.
Trier repete a fórmula com Reinsve, em um elenco que também inclui Elle Fanning e Stellan Skarsgard.
The History of Sound, do diretor Oliver Hermanus, terá sua estreia mundial no Boulevard de la Croisette, um romance entre dois homens, interpretados por Josh O’ConnorÂá e Paul Mescal.
Com relação aos comentários sobre filmes com chance de ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes, a imprensa especializada está agitada com propostas políticas como O Agente Secreto, do diretor brasileiro Kleber Mendoça Filho.
O filme se passa na época da ditadura no país sul-americano; Um Simples Acidente, do diretor iraniano Jafar Panahi, e Dois Procuradores, do diretor ucraniano Sergey Loznitsa.
Também estão recebendo críticas favoráveis Sound of falling, do alemão Mascha Schilinski, e Alpha, da francesa Julia Ducurneau, Palma de Ouro em 2021 com Titane.
No entanto, essas são apenas previsões e teremos que aguardar a decisão do júri, presidido pela premiada atriz francesa Juliette Binoche.
oda/wmr/bm